O anel colossal de Saturno

Anel colossal de Saturno descoberto em 2009. O fraco anel manteve-se escondido até então, mas é enorme, estendendo-se por mais de 7 milhões km do planeta. Ao contrário dos anéis "planos" de Saturno, o novo cinturão se assemelha a um  espesso halo do material. Sua altura vertical é o diâmetro do planeta de cerca de 20 vezes.




O anel, feito de partículas de gelo e poeira, foi flagrado pelo telescópio espacial Spitzer que capturou seu brilho infravermelho. Dr Anne Verbiscer, um dos astrônomos da Universidade da Virgínia em Charlottesville, EUA disse: "Este é um anel colossal. Se você pudesse ver o anel, ele estenderia a largura do valor dos duas luas cheias no céu, uma de cada lado de Saturno. 

O anel é associado com uma das luas de Saturno, Febe, que acredita-se ser fornecedora de seu material. A descoberta, relatada na revista Nature, pode ajudar a resolver um enigma milenar sobre uma das luas de Saturno, Iapetus, que tem um lado que é brilhante, enquanto sua outra face é estranhamente escura. 



Compartilhe isso

Deixe um Comentário